sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

RELAÇÃO: IC - PÓS

Olá amigos do Beta EQ, hoje vou falar sobre a relação entre Pós-graduação e a iniciação cientifica no instituto de química da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Por volta 2004 foi inaugurado o curso de Mestrado e Doutorado em Química e Mestrado e Doutorado Engenharia química na UERJ.


O mestrado tem a duração de 1 a 2 anos e o bolsista precisa completar 24 créditos, sendo no mínimo 6 créditos de disciplinas obrigatórias. No curso de doutorado o tempo é maior, tem a duração de 3 a 4 anos tendo que completar 36 créditos, sendo no mínimo 6 créditos de disciplinas obrigatórias.

Os alunos da pós, em sua maioria, desenvolvem seus trabalhos de pesquisa no próprio instituto de química da UERJ e isso acaba gerando bolsas de iniciação científica para os alunos graduação, e isso é importante já que os mesmo podem começar a procurar e ter algum contato em áreas que lhes agradem.

Na parte de iniciação científica, existem duas maneiras de conseguir uma bolsa, a primeira é ficar atento ao quadro de avisos, já a segunda e mais eficaz seria perguntar para seus professores, pois isso mostra interesse, e com certeza é ponto positivo para conseguir uma bolsa.


A relação entre aluno e professor é bem relativa, já ouvi pessoas reclamando ta falta de atenção como também do apoio que eles dão aos alunos de graduação, eu mesmo já passei pelas duas situações, não tenham medo de dizer para eles o que vocês estão pensando, o que acham que deve melhorar, esse diálogo é importante para fazer o trabalho fluir melhor, no final das contas meus amigos o que vale mesmo é tirar proveitos dessas experiências que serão uteis no futuro profissional de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário