terça-feira, 17 de setembro de 2013

TÉCNICA DO POMODORO

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ em Minas Gerais, Vinícius Pinheiro)

Hoje, um amigo me apresentou a técnica do "pomodoro" aplicada aos estudos. Achei bem interessante e útil para todos aqueles, como eu, que sentem dificuldade de se concentrar em uma única atividade. Principalmente, se essa atividade é estudar para aquela prova mega difícil.


           Pomodoro vem do itialiano e significa tomate, em nosso contexto, trata-se daqueles timers pequenos utilizados na cozinha. A técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo ao final dos ano 80, baseada na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

           A aplicação da técnica é bastante simples e não requer muito além de um timer: cronômetro, relógio, ampulheta ou algo do gênero e disposição. O pomodoro funciona da seguinte forma: escolha uma atividade a ser executada, como estudar EDO ou Cálculo II (ou qualquer outra matéria/atividade), ajuste o temporizador (nosso pomodoro) para 25 minutos e trabalhe nessa atividade durante esse tempo. Ao término, faça uma pausa curta de aproximadamente 5 minutos e volte a sua atividade ou inicie outra por mais 25 minutos.

O segredo da técnica é que enquanto estiver executando a tarefa, sua atenção deverá se focar exclusivamente nesta. Nada de conversar com a mãe, ir ao banheiro ou checar o “what’s app”. A sua pequena pausa serve para isso, para distrair-se/descansar um pouco.

É sugerido que a cada 4 pomodoros de 25 minutos, seja realizado um intervalo maior, entre 30 minutos a 1 hora. Dessa forma, há grandes chances das suas tarefas (leia-se aqui imensas listas de termodinâmica, físico-química e afins) sejam completadas sem o usual desgaste mental e de forma mais eficiente.

Enfim, espero que a técnica do pomodoro seja bastante útil e que otimize os seus estudos. E se não se importarem, utilizem o seu tempo de descanso do pomodoro para comentar o que têm achado dessa dica.

No Blog da Engenharia encontrei a sugestão de um software de pomodoro, bem fácil de ser usado e com possibilidade de configurações pessoais e o melhor, grátis! O link segue logo abaixo.

Links sobre o Pomodoro:

Link do software Focus Booster:

Nenhum comentário:

Postar um comentário