segunda-feira, 9 de setembro de 2013

REFERÊNCIAS DA ENGENHARIA QUÍMICA: WARREN LEE MCCABE

McCabe lecturing back in 1971
Warren Lee McCabe (1899 - 24 de agosto de 1982) é o principal autor de um dos livros mais importantes sobre operações unitárias da engenharia química e, sem dúvidas, é uma referência importantíssima na área de Operações Unitárias.

Em 1925, W. McCabe e Ernest Thiele, dois estudantes de graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), propuseram um simples (sqn), porém eficiente, método para a análise da destilação de misturas binárias, conhecido como Método de McCabe-Thiele.

Através da criação de linhas num eixo xy, juntamente com o eixo de equilíbrio é possível saber qual a quantidade mínima de pratos utilizados em um destilador industrial a fim de melhorar o rendimento do processo.

Ficheiro:McCabe-Thiele diagram.png

Warren foi vice-presidente e diretor de pesquisa da companhia Flintkote e recebeu seu Ph.D. da Universidade de Michigan.

Em 1963, Warren deixou o Instituto Politécnico do Brooklyn passando a ser professor de Engenharia Química na Universidade do Estado da Carolina do Norte. Em 1971, embora ativo nas atividades do departamento, se aposenta e é tornado professor emérito no final deste ano.

Em 1973, recebe os prêmios Warren K. Lewis e Fouders da AIChE. Em 1977, é eleito membro da Academia Nacional de Engenharia, devido às suas contribuições para o entendimento e projeto dos processos de separação química. No mesmo ano, ele e sua esposa se mudam para uma casa nas Black Mountains, na Carolina do Norte. Um almoço em homenagem a Warren foi realizado no restaurante Chapell Hill, contando com a presença do Dr. Bill Koros.

Em 24 de agosto de 1982, Warren McCabe morre em sua casa nas Black Moutains, somente 17 dias antes de completar 83 anos, deixando um legado inestimável em nossa área.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário