domingo, 13 de abril de 2014

POR QUE TRABALHAR NA PETROBRAS?

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ no Doutorado, Flávio Francisco)


Imagino que esta pergunta já passou algumas vezes na cabeça de vocês. Mas por que realmente trabalhar na Petrobras? A Cia de Talentos todos os anos faz um levantamento de qual é a “Empresa dos Sonhos dos Jovens” e a Petrobras já ganhou esse prêmio algumas vezes e é a atual campeã. Sabe o motivo? Se a sua resposta foi oportunidade de crescimento profissional bingo, você acertou.

Os jovens na atual pesquisa responderam que os motivos que levaram nesta escolha foram a possibilidade de desenvolvimento profissional, de fazer o que gosta, de a empresa ter uma boa imagem no mercado, possuir desafios constantes e qualidade de vida/salario e benefícios diferenciados. Nestes quesitos vejo que a Petrobras sobra.

Na oportunidade de crescimento profissional a Petrobras tem dois centros de pesquisa de excelência que contribuem para a área de pesquisa e desenvolvimento da Petrobras, sendo um prato cheio para quem gosta desta área! Isto é valorizado por muitas pessoas (me incluo nesta lista) e é um diferencial, além do ótimo salário e beneficio. Os dados desta pesquisa mostraram algo que já venho observando a algum tempo em relação a questão de salários não ser mais o diferencial para a pessoa que está na busca de emprego.

A Petrobras tem como lema “O desafio é a nossa energia” e isto realmente é algo que atrai. Imagina trabalhar em um local onde ficamos sempre fazendo a mesma coisa! Claro que isso também acontece na Petrobras, mas acho que pela questão da busca do “Ouro Negro” no Pré-sal tem levado a Petrobras a buscar superar muitos desafios. Claro que também temos o desejo de trabalharmos na maior empresa do Brasil. Na questão de desenvolvimento de seus funcionários a Petrobras é líder. Possui a Universidade Petrobras que forma curso de aperfeiçoamento para os novos empregados nas diversas áreas, além de terem cursos de aperfeiçoamento para todos os funcionários. Há ainda a questão da valorização para os colaboradores buscarem o Mestrado e o Doutorado, afinal a empresa vive de novas ideais e de pessoas cada vez mais capacitadas.

Segundo o RH da empresa o investimento no desenvolvimento de carreira e as oportunidades proporcionadas pela companhia para que os jovens assumam cargos “desafiadores” fazem com que eles não percam a “energia” e o “frescor” de trabalhar na Petrobras.

Em outra pesquisa realizada ano passado pela consultoria LAB SSJ a Petrobras aparece na primeira posição do ranking das empresas mais desejadas pelos profissionais entrevistados. E o salário (robusto) típico de setor público, novamente, parece não ter um papel determinante para isso.

De acordo com a pesquisa, os profissionais acreditam que, na Petrobras, teriam condições de adquirir novos conhecimentos e participar de cursos e treinamentos. A companhia foi escolhida por 22% dos profissionais. Ela é uma das empresas preferidas pelos baby boomers.

Acho que a maioria dos engenheiros tem vontade de trabalhar na Petrobras, por causa dos desafios e por ter a oportunidade de se trabalhar em diferentes setores, deste exploração & produção, refino, processamento, petroquímica, biocombustível, novas energias, logística, etc.... esta lista vai longe. Acho este um dos principais motivos. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser encontrados no site da Cia de Talentos, e para conhecer mais da Petrobras entre no site da empresa e de suas subsidiárias.

2 comentários:

  1. Tomara que abra concurso ainda este ano para Engenheiro de Processamento Jr. e que tenha MUITAS vagas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, muito interessante! Petrobras s2

    ResponderExcluir