Amigos, na posição de Presidente Executivo da Núcleo Engenharia, empresa júnior de Engenharia Química da UFRRJ, gostaria de partilhar a importância do Movimento Empresa Júnior com todos vocês, através de uma entrevista especial que fiz com o Presidente Institucional da Núcleo Engenharia, Wallace Magalhães. Simplesmente imperdível!
R: Porque é uma experiência única! Eu sinceramente não fazia
ideia da grandiosidade da coisa, até
fazer parte dela. É uma experiência que complementa muito bem a nossa vivência
acadêmica na Universidade. Aumentamos nossos conhecimentos em termos de gestão,
trabalho em equipe, postura profissional e até pessoal.
O que é a Núcleo
Engenharia?
R: É uma empresa júnior do curso de Engenharia Química da
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Somos uma empresa sem fins lucrativos, ou seja, os membros não são
remunerados, portanto todo lucro gerado é voltado para a melhoria da
infraestrutura da Empresa e de nosso Curso.
Temos um perfil socioambiental muito forte, estamos sempre
buscando gerar benefícios e melhorias para a nossa Universidade e a sociedade
como um todo.
![]() |
| Os Valores da Núcleo Engenharia |
Quais são os maiores
desafios da sua empresa?
R: A empresa não é minha,rs. A empresa é do curso de
Engenharia Química da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro e sempre
será. Creio que o nosso maior desafio hoje é fazer o ideal júnior ser
difundido, estimulado e reconhecido como uma experiência única dentro da
Universidade.
Além de, logicamente, fazer a Núcleo Engenharia ser
conhecida nacionalmente pela excelência em seus serviços prestados. E nós
iremos alcançar todos os objetivos, tenho certeza!
![]() |
| Clique na foto acima e conheça o mais novo site oficial da Núcleo Engenharia |
Quais são as maiores
qualidades de um presidente de uma empresa júnior?
R: Pra começar, creio que um presidente não pode ser vaidoso
nem centralizador. Um presidente não é um profissional em um patamar acima dos
outros, é apenas o representante deles. Meu trabalho gerir de forma holística a
empresa e representá-la. Não sou presidente, estou presidente! Presidente
Institucional.
Eu não gosto do conceito de líder, prefiro a autonomia. A
liderança dá uma ideia de que alguém é o cérebro, o guru e os outros são apenas
seguidores. Na Núcleo Engenharia todos somos líderes em algum aspecto. Um líder
surge naturalmente em determinada situação, normalmente é a pessoa com mais
conhecimento no assunto e segurança para assumir o controle. Portanto, todos
somos líderes em diferentes momentos e ações.
Como diz o meu amigo Kaique Santos Teixeira (risos) (Presidente Executivo): liderar é servir; portanto, meu trabalho e o dele também é apenas criar
condições para que as pessoas possam evoluir e botar em prática todas suas
habilidades.
Qualquer um que está dentro da Núcleo Engenharia é capaz de
assumir qualquer cargo. Um empresário júnior é uma pessoa dinâmica, proativa,
facilmente adaptável e com muita vontade de aprender e fazer acontecer imensas!
Como você vê sua
empresa daqui a um ano?
R: Eu, sinceramente, vejo a Núcleo Engenharia (empresa da EQ
e não minha, rs) com uma sede bem estrutura e começando a surgir como uma força
no âmbito estadual e nacional.
Trabalho e força de vontade para que isso ocorra
não vai faltar, estamos dispostos a fazer diferença e deixar um legado positivo
para nosso curso!
Qual conselho você
daria para novas empresas juniores de Engenharia Química?
R: Que não desistam pois o caminho não será fácil! Como todo
trabalho começado do zero, este será extremamente árduo e, as vezes, até
desestimulador, mas a vontade de vencer e poder dizer "eu fiz parte dessa
história" sempre será maior. Além de ser o momento onde mais aprendemos,
creio eu.
Ah, outra coisa. Não fiquem presos somente a Empresa. Tentem
melhorar as estruturas de ensino do seu curso e façam bastante projetos
socioambientais, nada mais justo do que devolver à sociedade o tanto que ela
investe em nós.
Em que a Núcleo
Engenharia contribuirá para seu futuro profissional? Como você se vê daqui a
dois anos?
R: Apesar de estar, relativamente, pouco tempo no MEJ
(Movimento Empresa Júnior) já vejo mudanças em meu lado profissional e pessoal.
Além de aumentar o network, sou hoje, e serei ainda mais amanhã, um
profissional com domínio em diversos conceitos e práticas que antes jamais
havia tido conhecimento da existência ou que jamais pensava em possuir. Uma vez
vi um palestrante dizer que, na visão dele,” sorte = oportunidade + capacitação”,
ou seja, teremos "sorte" se nos capacitarmos bem para as
oportunidades que irão surgir. E nós na Núcleo Engenharia teremos sorte! rs
Não sei onde estarei daqui a dois anos, mas onde quer que eu
esteja eu vou estar muito grato a Núcleo Engenharia e disposto a ajudá-la como
for possível!
Deixe uma mensagem
para os graduandos de Engenharia Química.
R: Creio que fazemos uns dos cursos mais complexos e bonitos
que existem, mas que nos trata muitas responsabilidades. Tentemos então agir
sempre com ética e sustentabilidade (sem clichê) além de ajudar o próximo.
De nada vale termos muito dinheiro e poder se não fizermos
nada pelo próximo. Não precisamos de muito para viver! Tenho certeza de que se
temos muito privilégios, alguém está deixando de ter direitos! Gostaria até de
citar uma frase de Dalai Lama que achei muito interessante: “.... Os homens
perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a
saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que
acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca
fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Agora gostaria de falar com os graduandos em Engenharia
Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Somos um curso extremamente unido, somos uma família!
Portanto, vamos abraçar esta empresa! Esta empresa é nossa! Todos podemos, e
devemos, fazer parte!
Vídeo Institucional - Núcleo Engenharia




Muito bom o texto! Parabéns equipe Núcleo Engenharia!
ResponderExcluir