quinta-feira, 27 de junho de 2013

POR DENTRO DA NÚCLEO ENGENHARIA

Amigos, na posição de Presidente Executivo da Núcleo Engenharia, empresa júnior de Engenharia Química da UFRRJ, gostaria de partilhar a importância do Movimento Empresa Júnior com todos vocês, através de uma entrevista especial que fiz com o Presidente Institucional da Núcleo Engenharia, Wallace Magalhães. Simplesmente imperdível!

Olá, Wallace. Em primeiro lugar, gostaria de perguntar a você: por que ser um empresário júnior?


R: Porque é uma experiência única! Eu sinceramente não fazia ideia da grandiosidade da coisa,  até fazer parte dela. É uma experiência que complementa muito bem a nossa vivência acadêmica na Universidade. Aumentamos nossos conhecimentos em termos de gestão, trabalho em equipe, postura profissional e até pessoal.

O que é a Núcleo Engenharia?

R: É uma empresa júnior do curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Somos uma empresa sem fins lucrativos, ou seja, os membros não são remunerados, portanto todo lucro gerado é voltado para a melhoria da infraestrutura da Empresa e de nosso Curso.

Temos um perfil socioambiental muito forte, estamos sempre buscando gerar benefícios e melhorias para a nossa Universidade e a sociedade como um todo.

Os Valores da Núcleo Engenharia

Quais são os maiores desafios da sua empresa?

R: A empresa não é minha,rs. A empresa é do curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro e sempre será. Creio que o nosso maior desafio hoje é fazer o ideal júnior ser difundido, estimulado e reconhecido como uma experiência única dentro da Universidade.

Além de, logicamente, fazer a Núcleo Engenharia ser conhecida nacionalmente pela excelência em seus serviços prestados. E nós iremos alcançar todos os objetivos, tenho certeza!

Clique na foto acima e conheça o mais novo site oficial da Núcleo Engenharia

Quais são as maiores qualidades de um presidente de uma empresa júnior?

R: Pra começar, creio que um presidente não pode ser vaidoso nem centralizador. Um presidente não é um profissional em um patamar acima dos outros, é apenas o representante deles. Meu trabalho gerir de forma holística a empresa e representá-la. Não sou presidente, estou presidente! Presidente Institucional.

Eu não gosto do conceito de líder, prefiro a autonomia. A liderança dá uma ideia de que alguém é o cérebro, o guru e os outros são apenas seguidores. Na Núcleo Engenharia todos somos líderes em algum aspecto. Um líder surge naturalmente em determinada situação, normalmente é a pessoa com mais conhecimento no assunto e segurança para assumir o controle. Portanto, todos somos líderes em diferentes momentos e ações.

Como diz o meu amigo Kaique Santos Teixeira (risos) (Presidente Executivo): liderar é servir; portanto, meu trabalho e o dele também é apenas criar condições para que as pessoas possam evoluir e botar em prática todas suas habilidades.

Qualquer um que está dentro da Núcleo Engenharia é capaz de assumir qualquer cargo. Um empresário júnior é uma pessoa dinâmica, proativa, facilmente adaptável e com muita vontade de aprender e fazer acontecer imensas!

Como você vê sua empresa daqui a um ano?

R: Eu, sinceramente, vejo a Núcleo Engenharia (empresa da EQ e não minha, rs) com uma sede bem estrutura e começando a surgir como uma força no âmbito estadual e nacional. 

Trabalho e força de vontade para que isso ocorra não vai faltar, estamos dispostos a fazer diferença e deixar um legado positivo para nosso curso!

Qual conselho você daria para novas empresas juniores de Engenharia Química?

R: Que não desistam pois o caminho não será fácil! Como todo trabalho começado do zero, este será extremamente árduo e, as vezes, até desestimulador, mas a vontade de vencer e poder dizer "eu fiz parte dessa história" sempre será maior. Além de ser o momento onde mais aprendemos, creio eu.

Ah, outra coisa. Não fiquem presos somente a Empresa. Tentem melhorar as estruturas de ensino do seu curso e façam bastante projetos socioambientais, nada mais justo do que devolver à sociedade o tanto que ela investe em nós.

Em que a Núcleo Engenharia contribuirá para seu futuro profissional? Como você se vê daqui a dois anos?

R: Apesar de estar, relativamente, pouco tempo no MEJ (Movimento Empresa Júnior) já vejo mudanças em meu lado profissional e pessoal. Além de aumentar o network, sou hoje, e serei ainda mais amanhã, um profissional com domínio em diversos conceitos e práticas que antes jamais havia tido conhecimento da existência ou que jamais pensava em possuir. Uma vez vi um palestrante dizer que, na visão dele,” sorte = oportunidade + capacitação”, ou seja, teremos "sorte" se nos capacitarmos bem para as oportunidades que irão surgir. E nós na Núcleo Engenharia teremos sorte! rs

Não sei onde estarei daqui a dois anos, mas onde quer que eu esteja eu vou estar muito grato a Núcleo Engenharia e disposto a ajudá-la como for possível!

Clique na foto acima e vá até a página oficial da Núcleo Engenharia no Facebook

Deixe uma mensagem para os graduandos de Engenharia Química.

R: Creio que fazemos uns dos cursos mais complexos e bonitos que existem, mas que nos trata muitas responsabilidades. Tentemos então agir sempre com ética e sustentabilidade (sem clichê) além de ajudar o próximo.

De nada vale termos muito dinheiro e poder se não fizermos nada pelo próximo. Não precisamos de muito para viver! Tenho certeza de que se temos muito privilégios, alguém está deixando de ter direitos! Gostaria até de citar uma frase de Dalai Lama que achei muito interessante: “.... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

Agora gostaria de falar com os graduandos em Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Somos um curso extremamente unido, somos uma família! Portanto, vamos abraçar esta empresa! Esta empresa é nossa! Todos podemos, e devemos, fazer parte!

Vídeo Institucional - Núcleo Engenharia

Um comentário: