domingo, 13 de abril de 2014

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - PÓS-GRADUAÇÃO


(Texto da Representante Beta EQ no Rio de Janeiro, Paolla Cruz Linhares)

O IME, Instituto Militar de Engenharia, é uma instituição de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.

O instituto fornece cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Sua missão é formar, especializar e aperfeiçoar pessoas em nível superior no campo científico-tecnológio e cooperar, pelo ensino e pela pesquisa, para o progresso do Exército Brasileiro e do país.

É uma instituição de tradição e qualidade. Sua história começa em 1792, quando foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Depois de algumas mudanças na denominação, em 1949 foi criado o Instituto Militar de Engenharia, onde se iniciavam então programas de estudo, pesquisa e controle de materiais para a indústria.


Os cursos oferecidos pelo IME de pós-graduação são "stricto sensu" - mestrado ou doutorado - a militares e civis de ambos os sexos, brasileiros e estrangeiros, selecionados segundo as Instruções Reguladoras para a Inscrição, a Seleção e a Matrícula em Cursos de Pós-Graduação "stricto sensu" (Mestrado e Doutorado) da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológica (IR 80-03) - IRISM CPG vigentes.

O regime de ensino do Instituto Militar de Engenharia é de externato, em tempo integral, sendo o expediente administrativo cumprido dentro do horário de 7:15 às 16:30 horas, de segunda-feira à quinta e sexta-feira de 07:15 às 12:00h. O ano letivo é constituído por 3 (três) períodos, sendo 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e 36 (trinta e seis) meses para o doutorado.

Os programas são realizados em regime de créditos, sendo exigidos para a conclusão dos cursos, no mínimo, 24 créditos para o mestrado e 32 créditos para o doutorado e defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Os cursos oferecidos pelo IME são gratuitos. Há a possibilidade de bolsas de estudos por parte de órgãos governamentais de apoio ao ensino e à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPERJ e outros).

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) estabelece as instruções para os cursos de pós-graduação no IME e em Estabelecimento de Ensino Civil Nacional (EECN) e em Instituições de Ensino Superior (IES) no exterior.

Poderão se candidatar aos cursos de pós-graduação os candidatos que atendam aos seguintes requisitos. Oficiais do QEM da ativa;

- Oficiais das outras Forças Singulares e Auxiliares Brasileiras oficiais de outras Forças Singulares e Auxiliares Brasileiras e das Forças Armadas das Nações Amigas;
- CIVIS e Militares na reserva (brasileiros e estrangeiros) e
- Oficiais da ativa, de carreira, das Armas, Quadro de Material Bélico, Serviços de Intendência e do Quadro de Saúde, em áreas específicas, a critério do EME.

Aos civis (brasileiros e estrangeiros) e militares da reserva com formação em nível superior, os requisitos são:

- Mestrado - ter sido graduado ou estar matriculado no último período em curso superior, reconhecido pela legislação federal.
- Doutorado - ter sido diplomado ou estar matriculado em curso de mestrado, na forma reconhecida pela legislação federal.

A seleção dos novos alunos é dada pela Análise Curricular dos documentos exigidos no ato da inscrição – seleção acadêmica realizada por Comissão nomeada pelo Comandante do IME, e mediante Exame Médico dos candidatos selecionados na análise curricular.

Mestrado em Engenharia de Transportes
análise curricular
Mestrado em Engenharia Elétrica
análise curricular
Mestrado em Engenharia Mecânica
análise curricular
Mestrado em Engenharia Cartográfica
análise curricular e entrevista
Mestrado em Engenharia Nuclear
análise curricular
Mestrado em Sistemas e Computação
análise curricular e entrevista
Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais
análise curricular
Mestrado e Doutorado em Química
análise curricular, seminário e entrevista
Mestrado e Doutorado em Engenharia de Defesa
análise curricular

São realizados três processos seletivos anuais para ingresso no curso de pós-graduação no IME. Ainda está para ser lançado o último edital referente ao ano de 2014. Portanto fique atento às datas e não perca o prazo de inscrição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário