terça-feira, 22 de abril de 2014

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO?

(Texto enviado pela Representante Beta EQ, Camila Alvarenga)


"Você está preparado para o mercado de trabalho? O que você tem feito para se manter atualizado, qualificado e apto para exercer a Engenharia Química?

            Sabe-se que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas se você é um profissional habilidoso, com pré-disposição para o trabalho em equipe, com visão ampliada, conhecimento de mercado, iniciativa, espírito empreendedor, persistente, otimista, responsável, criativo, disciplinado... não se preocupe ou melhor, acredite que é capaz, tenha fé e estratégias que em breve conseguirá atingir parte de suas metas.

            É imprescindível que você procure estar preparado para o mercado de trabalho, a qualquer momento da sua vida, independentemente do fato de estar ou não empregado. A história do mercado de trabalho atual tem mostrado que independentemente do cargo que exerça, deve-se estar sempre preparado para mudanças que poderão surgir e mudarão todo o rumo da sua carreira. As empresas não são eternas e nem os seus empregos. Não se engane, não existem mais quaisquer garantias de emprego por parte das empresas, trazendo aos profissionais empregados um ônus constante para manter o seu emprego. Se para aqueles que estão empregados manter a sua empregabilidade não é uma tarefa fácil, para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho atual, as dificuldades serão ainda maiores.

            Esteja preparado para mudanças: as empresas buscam por profissionais adaptáveis porque tudo no mundo moderno muda. As tecnologias, as relações de emprego, o mercado, os valores e o modo de encontrar soluções para os problemas mudaram e continuarão mudando.

            Tenha espírito empreendedor: a visão tradicionalista de empregador e empregado, chefe e subordinado estão caminhando para o desuso. 


As empresas com visão moderna estão encarando seus funcionários como colaboradores ou parceiros e implementando a visão empreendedora.

            Seja competente: para ser contratado em uma empresa ou para se manter empregado não basta ter diplomas e mais diplomas se não existir competência. A competência é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Para ser um profissional bem sucedido é necessário desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem).

           Neste processo de capacitação profissional é importante que se trabalhe as habilidades básicas, específicas e de gestão, ou seja, além de aprender especificamente determinada área, você deve ser estimulado a exercitar suas competências básicas, que trata de sua apresentação pessoal, aparência, auto-estima, comunicação, relacionamentos interpessoais, e sua capacidade de se auto gerir, tomar decisões, participar de trabalho em equipe, bem como do seu processo de desenvolvimento no trabalho.
           
Fique ligado para se manter atualizado e aprimorar suas habilidades!!! Investir em uma pós-graduação, idiomas, cursos de oratória e liderança são recomendados."


Nenhum comentário:

Postar um comentário